, , No Comments

Programa "Todos por São Luís" atende centenas de moradores do Monte Castelo e da região central

Programa ″Todos por São Luís″ atende centenas de moradores da região centralCentenas de moradores do Monte Castelo e da região central da capital participaram neste sábado (7) da 27ª edição do programa "Todos por São Luís". A caravana itinerante do projeto, executado pela Prefeitura de São Luís, ofereceu atendimentos nas áreas da saúde, esporte e lazer; cultura, arte e educação; cidadania, agricultura, entre outras.
Os serviços na área de saúde foram os mais procurados, principalmente o atendimento médico de clínica geral, de ginecologia, de pediatria e de oftalmologia. Foram atendidas pessoas como a dona de casa Carla Sousa Oliveira, 34 anos, e seus dois filhos menores. Eles foram um dos primeiros a chegar ao Largo da Conceição, onde foram montados os estandes das ações sociais, promovidas pelo evento. "Eu aproveitei a oportunidade para consultar meus filhos no pediatra. Já eu vou tirar minha carteira de trabalho", relatou ela.
Consultar-se com um clinico geral de forma facilitada e rápida também foi considerado pelo vendedor ambulante, Tarcísio Lopes, 42 anos, uma oportunidade única. "Eu trabalho diariamente e nunca tenho tempo para marcar uma consulta da forma tradicional. Além do mais, é um serviço muito caro nas clínicas particulares. Por isso, quando soube que teria esse atendimento aqui perto da minha casa, aproveitei para me consultar", disse ele.
O prefeito Edivaldo este envolvido durante a semana com a comunidade do Monte Castelo e Centro, com quem dialogou  sobre diversas questões e demandas da regiçao. "O diálogo, a participação popular e a ação do poder público são os motes desse importante programa que vai até as comunidades cuidar das pessoas, ouvir seus anseios e procurar solução às principais demandas em diversas áreas", disse o prefeito Edivaldo.
De acordo com a coordenadora do programa, a primeira-dama Camila Holanda, o "Todos por São Luís" marcado positivamente a gestão do prefeito Edivaldo. "Este programa da Prefeitura tem deixado essa marca de satisfação e qualidade de atendimento por onde passa", declarou.
ATENDIMENTOS
A ação disponibilizou também outros atendimentos de saúde como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, exames preventivos, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C; aplicação de flúor, vacinação contra o HPV, farmácia básica, além de emissão do Cartão do SUS, avaliação antropométrica, acompanhamento nutricional e vacinação antirrábica para cães e gatos e, ainda, ações educativas sobre leishmaniose, raiva, leptospirose e hanseníase; distribuição de preservativos, entre outras atividades.
O coordenador do "Todos por São Luís", Arivaldo Sousa, destacou a iniciativa como a consolidação de um projeto importante, que tem como propósito levar a cada edição um número maior de serviços púbicos essenciais e aproximar a Prefeitura de São Luís da comunidade.
Da mesma forma que as edições anteriores, espaços especiais dedicados a brincadeiras infantis foram montados para promover o lazer da criançada, que pode participar de diversas atividades lúdicas, culturais e esportivas, como jogos populares, torneios de handebol e queimado; pintura de rosto, além de teatro de fantoches e de momentos de contação de histórias infantis. No Todos, foi instalado um salão kids, para corte de cabelos e outras atividades de embelezamento.
A ação também disponibilizou ao visitante oficinas de música, de reutilização de garrafas PET, de decoração de tiaras, de confecção de agenda, de confecção de jarros, de origami, de jogos matemáticos, de flores, de sacola de presente e sachê.
Nesta edição, o programa contou com a participação do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), novo parceiro institucional do evento, que informou aos visitantes quais são os documentos de trânsito, e ainda desenvolveu ações educativas na área.
DIÁLOGO
Como parte das ações do projeto Todos por São Luís, o prefeito Edivaldo esteve reunido com a comunidade do Monte Castelo e região ainda na noite de sexta-feira (6). O prefeito ouviu as prioridades da região e discutiu a melhor maneira de atender às demandas. Os secretários Antônio Araújo (Obras e Serviços), Canindé Barros (Trânsito e Transporte), Helena Duailibe (Saúde), Moacir Feitosa (Educação), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Hélio Soares (Articulação Política) e Conceição Castro (Comunicação) acompanharam a reunião e expuseram o que cabe a cada pasta.
O prefeito agradeceu a oportunidade de ouvir a comunidade e destacou o empenho do secretariado para atender as demandas. "Estamos trabalhando com muito planejamento e estamos avançando nas políticas públicas para polulação. O momento é difícil e administramos muito com poucos recursos, mas podem ter certeza que a pessoa que está aqui administra com muita responsabilidade".
A líder comunitária do Santo Antônio, Silvana de Jesus Dias, trouxe as demandas de infraestrutura de ruas. "É um orgulho estar diante de você, prefeito. Eu confio no seu trabalho e confio na renovação e na mudança. Por isso, estamos aqui confiando no atendimento das demandas", pontuou.
Um ponto muito citado para melhoria foi do mercado do Monte Castelo. Colocação de semáforos, tapa-buracos e capina também foram muito debatidos. O morador Antônio Clóvis Silva, da comunidade Nossa Senhora de Fátima, trouxe problemas de alagamentos em algumas travessas. "Essa possibilidade de diálogo é muito importante porque ajuda o planejamento da Prefeitura e mostra que os interesses da coletividade devem estar acima dos individuais. Mesmo com a crise que o país atravessa, a Prefeitura está avançando e traz retorno para a comunidade. Agradecemos por ouvir as necessidades da comunidade", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário