Gregos preferem Putin a Merkel e Trump

, , No Comments
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante visita a Atenas em maio de 2016

Uma pesquisa realizada recentemente na Grécia revelou que a população do país, em geral, possui uma atitude particularmente positiva em relação à Rússia e ao presidente russo, Vladimir Putin, considerado mais confiável do que outros líderes mundiais. No entanto, a maioria considera que Atenas deve fortalecer seus laços com a União Europeia.


Segundo a sondagem, feita por sociólogos da Universidade da Macedônia para o jornal Kathimerini e divulgada neste domingo, 57,3% dos participantes teriam uma visão positiva da Rússia, enquanto 67% aprovariam Vladimir Putin. Por outro lado, outros 25% teriam aversão ao líder russo. 
A título de comparação, 40,5% dos entrevistados disseram ter atitude positiva em relação à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e apenas 16,5% confessaram admirar o atual chefe de Estado norte-americano, Donald Trump. Enquanto Merkel apresenta uma taxa de rejeição de 56%, a de Trump chega a 73%. Perguntados sobre qual líder mundial seria mais confiável, 41,5% votaram em Putin, 27,5% escolheram Merkel e 5% indicaram Donald Trump. 
Apesar da boa taxa de aprovação de Moscou e Putin, 68% dos gregos disseram preferir um país da União Europeia para realizar seus estudos, enquanto 23,5% escolheriam os Estados Unidos e apenas 3,5% gostariam de ir para a Rússia. Além disso, apenas 24,5% consideram que a Grécia deveria favorecer o fortalecimento das relações com a Rússia, enquanto 47,5% preferem estreitar os laços com a UE e 9%, com os EUA. 


0 comentários:

Postar um comentário