'Todos por São Luís' tem edição dedicada às mulheres e abre programação da campanha Outubro Rosa

, , No Comments


Um dia bastante especial para as mulheres que utilizam os serviços do Hospital Municipal da Mulher, no Anjo da Guarda. A manhã deste sábado (07), foi para elas, que participaram de evento alusivo à campanha Outubro Rosa, ação nacional de conscientização e prevenção ao câncer de mama. As atividades integraram o cronograma do 'Todos por São Luís', da Prefeitura, sendo esta edição especial que marcou o início da programação da campanha no município. O prefeito Edivaldo, a primeira-dama, Camila Holanda, que coordena o programa, e o secretário de Saúde, Lula Fylho, participaram do evento. Um café da manhã foi preparado para as mulheres que compareceram à ação.
O evento teve como foco ofertar atendimentos voltados à saúde feminina, incluindo consultas, exames e muita informação. "A escolha do Hospital da Mulher para este momento tem seu simbolismo por ser um espaço adequado e pensado para que a mulher se previna e cuide de sua saúde. É um dia de reflexão e de ressaltar a importância da prevenção para todas as mulheres da nossa cidade", pontuou o prefeito Edivaldo, que visitou todos os estandes onde cumprimentou e conversou com os profissionais do atendimento e com o público. "Esse é também um momento importante para os homens se unirem à esta causa e participarem, estimulando a mulher a se cuidar", reforçou o prefeito Edivaldo.
A primeira-dama Camila Holanda, destacou a importância do compromisso da Prefeitura na campanha nacional. "É mais uma mobilização positiva da gestão, que prioriza o atendimento à mulher, com foco em sua prevenção e nesta data tão significativa a contribuição se faz com essa vasta programação pensada para todas as mulheres. A gestão vem ampliando os serviços, aumentando as oportunidades para a saúde feminina e coroamos isto com esta importante campanha e as ações deste evento", disse a primeira-dama.
O secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, enfatizou que as atividades promovidas na campanha Outubro Rosa têm como objetivo intensificar e reforçar os atendimentos de prevenção ao câncer de mama. "Nesta campanha é importante promover o debate e a reflexão sobre a necessidade dos cuidados precoces para evitar a doença. Paralelamente, a gestão vem, com muito esforço, investindo para ampliar os atendimentos à mulher", reiterou.
A ação tem a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu). Esteve presente ainda à ação, a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo; a superintendente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Semus, Terezinha Lobo; o secretário municipal de Agricultura e Pesca (Semana), Ivaldo Rodrigues; o procurador-geral do município, Rodrigo Braide; e lideranças do bairro. O evento contou com momento de oração, apresentação da Banda Municipal e de grupo musical. 
MOBILIZAÇÃO
Para a diretora geral do hospital, Natália Ribeiro, o evento é especial pois "promove a mobilização das mulheres para que possam manter e cuidar de sua saúde, se prevenir e conhecer mais sobre essa doença. Na unidade estamos sempre de portas abertas para orientar, atender e informar a mulher com o oferecimento do nosso conjunto de serviços", disse.
Segundo o Instituto Nacional do Cancêr (Inca) a prevenção é fator importante para que a doença seja detectada na fase inicial, pois possibilitam chances de cura em mais de 95% dos casos. As ações do Outubro Rosa na capital uniram momentos de discussões e reflexão com os atendimentos de saúde preventiva.
Para Eliene Leite Costa, 46 anos, a edição do programa trouxe vários serviços importantes. "Aqui a gente pode fazer consultas médicas e ganhar mais tempo. É um bom serviço", disse. Ela aproveitou o evento para fazer consulta com clínico geral.
A professora Celina de Jesus Pereira, 60 anos, consultou com oftalmologista e prestigiou a programação cultural do evento. "Essa consulta eu já precisava fazer e aqui foi a oportunidade ideal. Gostei bastante dos serviços e da programação geral", afirmou.
Entre as ações programadas para o 'Todos por São Luís' especial, presença da Carreta da Mamografia para a realização deste que é o mais importante exame diagnóstico do câncer de mama; a Carreta da Mulher, para coleta de exames preventivos ginecológicos; além de consultas especializadas de mastologia, ginecologia e enfermagem. A procura foi grande e lotou as salas de atendimento.
No local, a população realizou também aferição de pressão arterial e teste de glicemia sob coordenação da Semus. Avaliação nutricional com distribuição de material informativo sobre alimentação saudável e prova de sucos naturais foram oferecidas na tenda da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).
PROGRAMAÇÃO
O cronograma do Outubro Rosa contempla várias ações promovidas neste mês, em parceria com o Hospital Aldenora Belo e o Hospital da Mulher. Incluídos ainda os centros de saúde Paulo Ramos, no Centro; Expedito Alves, no Residencial Alexandra Tavares; Coroadinho; Centro de Saúde Turu II; Unidade Mista do Bequimão; e Centro de Saúde Quebra Pote, na zona rural.
Nas unidades serão realizadas ações como coleta para exames preventivos, vacinas contra HPV, consultas médicas, agendamento para rastreamento de mamografia, avaliação nutricional, espaço beleza, zumba saúde para todas, entre outras atividades.

0 comentários:

Postar um comentário