A cidade de Carolina sediará a próxima edição do ‘Assembleia em Ação’, programa itinerante do Parlamento Estadual, que tem como objetivo aproximar, cada vez mais, a Casa do Povo dos municípios e da sociedade. O evento, que será conduzido pelo presidente do Legislativo maranhense, deputado Othelino Neto (PCdoB), acontecerá no dia 26 de novembro, das 8h às 12h, no Santuário Ecológico Pedra Caída, encerrando o ciclo de encontros de 2021.

A sexta edição do ‘Assembleia em Ação’ contará com a participação de representantes de mais de 30 municípios das regiões Tocantina e Sul do Maranhão.

“O programa nos oportuniza conhecer as demandas de cada região do nosso estado. Desta vez, estaremos na região Sul, compartilhando experiências sobre o legislativo e ouvindo as demandas da classe política e da população”, afirmou Othelino Neto.

A programação conta com a saudação inicial dos deputados estaduais presentes, seguida das palestras ‘Processo Legislativo’, ministrada pelo consultor legislativo constitucional da Casa, Anderson Rocha; e ‘Inovações do Direito Eleitoral’, que será proferida pelo diretor de Administração da Alema, Antino Noleto.

MATOPIBA – Logo após, os participantes poderão fazer perguntas e apresentar demandas de seus municípios. Nesta edição, durante a etapa de audiência pública, também serão discutidos temas pertinentes aos interesses macroeconômicos do agrobusiness do MATOPIBA, região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, atualmente considerada a nova fronteira agrícola do Brasil.

Serão abordadas, ainda, questões macroestruturais para o desenvolvimento do ecoturismo no eixo Jalapão/Chapada das Mesas, uma vez que o município de Carolina está situado no centro deste debate.

O PROGRAMA – Instituído pela Resolução Legislativa 953/19, de autoria da Mesa Diretora, o programa ‘Assembleia em Ação’ visa promover a troca de experiências entre o Legislativo Estadual e as Câmaras de Vereadores.

Já foram realizadas edições do evento nos municípios de Balsas, Timon, Trizidela do Vale, Imperatriz e Santa Inês, contando com expressiva participação de parlamentares e de lideranças políticas e comunitárias das regiões envolvidas.