Zé Inácio coordena debate sobre racismo em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra

, , No Comments

 Zé Inácio coordena debate sobre racismo em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Deputado Zé Inácio durante o evento, realizado na manhã desta quinta-feira, com a presença de representantes de várias entidades e órgãos públicos.  

O deputado estadual Zé Inácio (PT) coordenou, na manhã desta quinta-feira (18), na Sala das Comissões, debate sobre o tema “Racismo, Consciência Negra e Resistência - A Voz dos Movimentos na Luta Antirracista”, como parte da celebração alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. 

Participaram das discussões o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gérson Pinheiro; a presidenta do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Jacinta Maria; o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra e da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Subseção da OAB/MA, Eric Morais; o sócio-fundador e técnico do projeto 'Vida de Negro' e coordenador nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Ivo Fonseca, e a secretária estadual adjunta de Igualdade Racial e integrante da Coordenação Executiva da Rede de Mulheres Negras do Maranhão (RMNEGRA), Maria do Socorro Guterres.

Zé Inácio justificou a iniciativa em razão da ‘Semana da Consciência Negra’ e pela relevância da temática. “Trouxemos para participar deste momento lideranças que têm atuação destacada em defesa do povo negro do Maranhão. Esse é um tema que necessita ser debatido no dia a dia. Precisamos combater o racismo com atitudes”, esclareceu.

Na ocasião, o deputado destacou, dentre suas ações parlamentares em defesa do povo negro maranhense, a criação da comenda do Poder Legislativo Estadual, intitulada Medalha Negro Cosme; o Dia das Trabalhadoras Domésticas e o Dia da Consciência Negra, sendo que este último encontra-se em discussão no âmbito da Justiça em razão de ação ajuizada pelo setor empresarial.

Debate

Gérson Pinheiro destacou as principais ações desenvolvidas por sua pasta, sobretudo no ‘Mês da Consciência Negra’, reconhecendo que há avanços nas ações do governo.

“Hoje, no Maranhão, contamos com o Estatuto da Igualdade Racial, Lei de Cotas, o programa de formação de professores quilombolas pela Universidade Estadual do Maranhão, o PROEP; a Força Estadual de Saúde (Fesma) para atendimento às comunidades negras maranhenses, um programa de distribuição de kits para a produção irrigada e projetos de sistema de abastecimento de água potável, beneficiando 26 povoados de 15 municípios de diversas regiões do Maranhão”, relatou.

Jacinta Maria fez uma retrospectiva histórica brasileira do movimento negro, ressaltando que ainda é preciso se avançar na luta em defesa da dignidade e da liberdade do povo negro no Brasil e no Maranhão. “Ser negro é, antes de tudo, ser filho ou filha da África. Homens e mulheres descendentes geneticamente e diferenciados de grupos étnicos e culturas, cuja ancestralidade está presente no nosso jeito de falar, andar, dançar, cozinhar e pensar”, ressaltou, ao abordar o conceito do que é ter consciência negra.

 

0 comentários:

Postar um comentário