, , No Comments

Prefeitura e governo organizam ampla programação cultural para o revezamento da Tocha Olímpica

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís
Prefeitura e governo organizam ampla programação cultural para o revezamento da Tocha OlímpicaAtrações artísticas e da cultura popular maranhense, como grupos de tambor de crioula, bumba meu boi e apresentação de grupos teatrais e coletivos culturais animarão a capital maranhense, na chegada da Tocha Olímpica, símbolo maior dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. A programação construída por meio de parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado vai contemplar oito pontos de parada da chama olímpica com apresentações de manifestações culturais maranhenses.
O secretário municipal de cultura, Marlon Botão, frisou que o evento será uma oportunidade de apresentar e valorizar as manifestações culturais de São Luís. "A cidade de São Luís é celebrada nacionalmente pela diversidade de suas manifestações e expressões. O prefeito Edivaldo pediu que celebrássemos este evento tão importante com a marca da nossa cultura, expressão de uma identidade nacional", afirmou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.
As atrações selecionadas por meio de edital se apresentarão em espaços da comunidade, completando o clima festivo despertado em cada comunidade a partir da passagem do símbolo olímpico. Haverá programação cultural nas praças D. Pedro II e Maria Aragão, no Centro, e também nos bairros do Turu, Cohatrac, Anjo da Guarda, na Avenida Litorânea e no Espigão Costeiro. 
ATRAÇÕES
A programação cultural vai começar cedo: a partir das 8h, já haverá grupos se apresentando na Praça D. Pedro II, ponto de partida do revezamento. Os grupos Lamparina, boi de Axixá, o cacuriá de Dona Teté, o bloco tradicional Os Feras, o boi de santa Fé e o tambor de crioula Arte Nossa compõem o rol de atrações que vai dar às boas-vindas à chama olímpica em São Luís.
No Anjo da Guarda, as atrações iniciam a partir das 11h com o grupo Samba Ceuma, Companhia Batuk, grupo Coteatro e show Sotaque Crioulo. Ás 13h, é a vez de o bairro do Cohatrac iniciar a sua programação festiva, com apresentação a partir das 13h do grupo Circo Tá na Rua, seguido de show de Tiago Macci, Companhia Baile de Caixa, grupo Coteatro, show de Alexandra Nicolas e bumba boi União da Baixada. A partir das 16h, no Turu, se apresentam a Companhia Batuk, seguida de show Sotaque Crioulo e boi de Leonardo.
O tambor de crioula Arte Nossa dá início às atrações no trajeto da Avenida Litorânea, às 17h. Em seguida, Samba Ceuma, show de Heriverto Nunes, Cacuriá de Dona Teté e show de Alexandra Nicolas. No Espigão da Ponta d'Areia, outro ponto de cultura: a programação inicia a partir das 16h com a Companhia Baile de Caixa, seguida pela cantora Flávia Bittencourt, boi de Leonardo, show especial Chama da Paz e grupo Lamparina.
O revezamento da Tocha Olímpica encerra as atividades com a chegada dos condutores e comboio na Praça Maria Aragão. No local, a partir das 18h, está previsto show de Mano Borges e apresentações do bloco tradicional Os Feras, e dos grupos de bumba-meu-boi Nina Rodrigues, Brilho da Ilha, Boi Pirilampo e Maracanã.
Representantes das manifestações culturais comemoraram a oportunidade de participar do evento. "Estamos muito felizes para participar dessa festividade, especialmente pela visibilidade que a nossa cultura terá num evento nacional e pela diversidade de grupos que estão na programação aqui em São Luís, com grupos da cultura popular, teatro, shows musicais, entre outros. É um momento histórico, inclusive estamos compondo uma salva para a tocha", disse Simei Dantas, coordenadora do Tambor de Crioula Arte Nossa.
REVEZAMENTO
A passagem do símbolo olímpico por centenas de cidades brasileiras antecede a realização dos jogos no Rio de Janeiro. Em São Luís, a chama deverá percorrer um trajeto de 39km, em que será carregada por 143 condutores.
O percurso iniciará na porta da Prefeitura de São Luís. De lá, segue para o Anjo da Guarda, onde deverá fazer uma parada na Praça da Ressureição. O ponto seguinte é a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde será feita uma parada administrativa. O percurso será retomado na direção do Cohatrac, com parada na praça Nossa Senhora de Nazaré, e no Turu, na praça Irmã Gabriela Torselli. A chama olímpica ainda será levada para a Praça do Pescador na Avenida Litorânea, Península da Ponta d'areia e Lagoa da Jansen. O percurso vai terminar à noite, na Praça Maria Aragão.
 
 
 
 
                                                            

 

0 comentários:

Postar um comentário