Prefeitura faz primeira entrega da nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos

, , No Comments


 A Prefeitura de São Luís realizou na última quinta-feira (16) a primeira entrega de gêneros da etapa 2017 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Um total de 200 famílias do bairro Cidade Operária serão as beneficiadas com os alimentos. Esta semana, a Prefeitura também iniciou a entrega, aos agricultores cadastrados no programa, dos cartões bancários para recebimento do benefício do governo federal.
Com o cartão do PAA, eles estão credenciados a vender os produtos e receber os pagamentos diretamente em suas contas. O PAA em São Luís é realizado na modalidade Compra com Doação Simultânea, na qual os beneficiários recebem o pagamento diretamente do Governo Federal, em suas contas, por meio do cartão.
"Graças à iniciativa do prefeito Edivaldo, conseguimos a garantia da continuidade deste importante programa. Nesta fase, serão incluídos mais produtos, sempre mantendo o foco de levar alimento saudável à milhares de famílias em vulnerabilidade nutricional", enfatizou a titular da Semsa, Fatima Ribeiro.
O cartão do PAA é autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com base em listagem dos agricultores incluídos e a emissão é de responsabilidade do Banco do Brasil. O documento pode ser utilizado para saque do recurso e também para compras no débito automático.

CONVÊNIO

O programa foi conveniado pela primeira vez em São Luís na gestão do prefeito Edivaldo e rendeu ao gestor o título de Prefeito Empreendedor pelo Sebrae na etapa estadual, na categoria 'Pequenos Negócios no Campo', concorrendo com o projeto 'Fomento aos Negócios do Campo'. O prefeito foi classificado ainda entre os 20 melhores gestores municipais do país por ações de estímulo aos pequenos negócios no campo, tornando São Luís a única capital brasileira com reconhecimento do Sebrae nesse setor, por estimular o empreendedorismo.
Nas cestas de alimentos que serão entregues às famílias constam diversos tipos de frutas, legumes e verduras, somando mais de 30 produtos. A ideia é que estes itens possam complementar a alimentação das pessoas atendidas melhorando o consumo de nutrientes diários necessários a uma alimentação adequada. A ação é realizada em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social (Semcas), que identifica o público atendido; e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que auxilia na organização dos alimentos junto aos agricultores.
O PAA é executado com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). "A principal meta deste programa é fortalecer a agricultura familiar, valorizar a biodiversidade e a produção, incentivar hábitos alimentares saudáveis e estimular a organização dos agricultores familiares", destacou Fatima Ribeiro.
A coordenadora do programa, Fernanda Buzar, pontua a abrangência da ação. "Este programa tem grande alcance social, sendo importante tanto para os produtores, quanto para quem é beneficiado, além de estimular a produção rural, gerar emprego e renda às famílias agricultoras", disse. Nesta fase do programa as entregas serão semanais e os próximos bairros atendidos são Vinhais, Anjo da Guarda, Sol e Mar, Maracanã e Bairro de Fátima.

0 comentários:

Postar um comentário