, , No Comments

 Do Blog de Domingos costa: Cinco novatos na Câmara de Vereadores de São Luís a partir de 2017


Faltam ainda seis meses para a eleição deste ano, mas pelo andar da carruagem já se pode apontar os favoritos para a disputa proporcional na capital maranhense.
Das 31 cadeiras da Câmara de Vereadores de São Luís, pelo menos cinco devem ser ocupadas por novatos a partir de 2017. Os pretensos para renovação no parlamento ludovicense já definiram os partidos pelos quais vão disputar a eleição do dia 02 de outubro.
O advogado Raimundo Penha está filiado ao PDT; O professor sindicalista Júlio Pinheiro e o comerciante Marcelo Poeta no PCdoB; O administrador Pinto Itamaraty Filho é do PSDB e a empresária Sônia Canindé optou pelo PTC.
RaimundoPenha - Cópia (3)– Penha: O pedetista advogado Raimundo Ivanir Abreu Penha, 33 anos, que iniciou carreira política ainda no movimento estudantil é nome forte no partido e deve despontar como uma revelação na política da capital. Foi secretário de Desportos e Lazer de São Luís, entre janeiro de 2013 a julho de 2014, em seguida sendo deslocado para a presidência do Instituto de Previdência e Assistência do Município – IPAM, de onde saiu semanas atrás para colocar seu nome à disposição na disputa eleitoral de 2016. Dias atrás, recebeu um baita elogio recheado de empolgação do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que profetizou a vitória do jovem advogado durante o ato da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista.
RaimundoPenha - Cópia (4)– Júlio: Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), o comunista Antonio Júlio Gomes Pinheiro, 43 anos, é professor de ensino médio. Foi candidato a Deputado Estadual na eleição de 2014 e não foi eleito, obteve 14.112 votos, agora, vem fortalecido para a eleição à vaga na Câmara. Tanto, que seu reduto eleitoral é a área Itaqui-Bacanga, onde reside no Anjo da Guarda. Júlio tem espaço de sobra para buscar votos, a Região imensa começa na Barragem do Bacanga, passa pelo Porto do Itaqui e vai até Pedrinhas, composta por 60 bairros, uma população de mais de 200 mil habitantes e com colégio eleitoral de 68 mil eleitores. Apontado como prioridade no PCdoB, cabe agora ao professor não desapontar.
RaimundoPenha - Cópia (5)– Poeta: Entre todos os nomes neste post, Marcelo Assad dos Santos, 43 anos, é o que mais vezes tentou o mandato de vereador, no entanto, todas sem sucesso. Disputou a eleição de 2008 pelo PHS e saiu das urnas com 1.541 votos. No pleito eleitoral municipal seguinte, em 2012, foi para o PRTB e diminuiu seu desempenho nas urnas para 1.516 votos, queda de 25 eleitores. Entretanto, neste ano Poeta tem vários motivos para reverter esse quadro de derrotas e, enfim, conseguir o diploma do TRE-MA: É que sua principal adversária no bairro do Anil – seu reduto eleitoral – não disputará a eleição proporcional, a vereadora Rose Sales (PV) decidiu alçar voo mais alto e enfrentará a corrida majoritária. Dessa forma o caminho fica live para Marcelo, que ainda conta com apoios de peso hoje ocupando cargos estratégicos no governo do Estado.
RaimundoPenha - CópiaPintinho – O nome de registro é Joseildo Silva Soares, 29 anos, mas também é conhecido nos quatro cantos da Ilha de São Luís como Joseildo Itamaraty, Pinto Itamaraty Filho, ou simplesmente Pintinho. O tucano herdeiro político do pai, ex-deputado federal Pinto Itamaraty, hoje primeiro suplente de Senador, vai encarar as urnas pela primeira vez e promete não decepcionar. Pinto Filho deve atuar exatamente nas áreas, bases eleitorais e público que levaram seu genitor como o vereador mais votado da história de São Luís, com 10.758 na eleição de 2004. Pintinho é formado em administração e pós-graduado em gestão empresarial, Comunicação, marketing e propaganda. Deve ser um dos mais votados no PSDB nesta eleição.
RaimundoPenhaSônia – Esposa do secretário municipal de Trânsito e Transporte de São Luís, Canindé Barros, a empresária petecista Sônia Maria Escórcio Cerqueira Barros, 51 anos, é outra favoritíssima para ocupar assento no parlamento da capital. Ela pretende ampliar os 3.498 votos que o esposo obteve na eleição de 2012. As chances de sair vitoriosa do pleito eleitoral são claras, com o bom trabalho de Canindé na SMTT, Sônia ainda conta com a estratégia do deputado Edivaldo Holanda, presidente estadual do PTC, que já avisou que o partido não vai coligar na proporcional. Com isso, os candidatos da sigla terão menos adversários e disputaram internamente cadeiras na Câmara. Sônia já ocupou importantes postos nas gestões municipais e estadual. E atua fortemente nos movimentos sociais em bairros e comunidades. Sem contar que Canindé hoje é primeiro suplente de vereador, e só não assume a vaga porque não quer.

0 comentários:

Postar um comentário