Herança do passado? Na Escócia foi descoberto algo que não pertence à Terra (FOTO)

, , No Comments
Ilha de Skye, Escôcia


Geólogos descobriram na ilha de Skye, Escócia, formas minerais nunca antes vistas na Terra, em um lugar onde 60 milhões de anos atrás caiu um meteorito, de acordo com um estudo publicado na revista Geology.

Ao sondar uma grossa camada de um antigo fluxo de lava na pequena e pitoresca ilha, Simon Drake e seu colega Andy Beard, da Universidade de Londres, ficaram surpreendidos ao encontrar uma rocha de aparência estranha, segundo a Geology.
Formas minerais extraterrestres
Após uma análise com micro-ondas eletrônicas, a equipe encontrou minerais que acreditam ser de origem extraterrestre.

"A evidência mais convincente é a presença de osbornita rica em vanádio e nióbio. Nenhum destes [minerais] nunca foi encontrado na Terra. Temos estes minerais totalmente presos em ferro, que também não é deste planeta", comentou Simon Drake à Newsweek, citado pelo RT.
A nave espacial Stardust encontrou osbornita rica em vanádio e nióbio na trajetória de um cometa em 2004. A Stardust recolheu poeira espacial no rastro do cometa Wild 2 de 4,5 bilhões de anos.
Além das exóticas formas minerais, a equipe informou que a osbornita não havia derretido, significando que possa ser uma parte original do meteorito.

Atividade vulcânica

A ilha de Skye representa interesse particular para os geólogos, pois se originou durante um período de extrema atividade vulcânica. A ilha se formou quando o magma surgiu das profundidas da terra rompendo a crosta. Acredita-se que o mesmo processo contribuiu para o aparecimento da atual Islândia.
Segundo o investigador, vale destacar em primeiro lugar a causa deste processo.
"Embora não possamos dizer que a evolução vulcânica de Skye foi iniciada por um meteorito, acreditamos que definitivamente foi um impulso para este impacto", concluiu Drake.

0 comentários:

Postar um comentário